Petiscos

 Não sei vocês, mas eu adoro petiscas, às vezes mais do que comer os pratos principais. Essa opção é perfeita para receber pessoas em casa, primeiro porque é muito fácil de montar, ou você compra pronto ou faz na hora rapidinho. Segundo por que é mais informal, não precisa de mesa e jogos de jantar, cada um se serve a hora que quiser e o quanto quiser.
Se a festa for grande, arranje pelo menos dois cantinhos do espaço utilizado, de preferência um distante do outro, para arrumar “estações” de petiscos. Se for um grupo pequeno, até umas 15 pessoas, um lugar mais central é o suficiente.
O que você vai servir vai depender do tipo da sua festa, mas o mais democrático e usual são os pães e queijos. Compre 3 ou 4 tipos diferentes de queijo e distribua-os em tábuas de madeira ou pratos grandes e bonitos. Deixe uma faca para cada, se não tiver facas próprias para corte, não tem problema, as normais de refeições são boas substitutas.
Tipos de queijo diferentes que você pode colocar na sua tábua:
Pasta: Cottage, Cream Cheese, Mascarpone, Chèvre
Mole: Brie, Gorgonzola, Chedar, Mussarela de Búfala, Roquefort, Camembert
Duro: Emmental, Gruyère, pecorino, Edam, Gouda
Parmesão: Parmesão, Reggiano, Grana Padano, Faixa Azul.
Eu recomendo escolher um de cada tipo.
Se achar pouco, você ainda pode comprar 2 tipos de carne para acompanhar, como um presunto cru, presunto de Parma ou salame.
Acrescente uns pãezinhos, palitinhos, torradinhas… Como quiser.
Ainda se achar necessário, você pode colocar em um bowl azeitonas pretas temperadas (deixe marinando com azeite, ervas e pimenta), um ou dois patês diferentes, cenouras e pepinos cortados em palitos, tomatinhos cereja temperados com azeite, sal e manjericão (principalmente se você colocar mussarela de búfala, fica uma delícia), castanhas e frutas secas, pense em um de cada se preferir colocar maior variedade de elementos.
Colocar plaquinhas indicando o que é o que fica super simpático.
Inspire-se nas fotos para montar um cantinho bem bonito, dá pra ver que não precisa de muita coisa, é só organizar direitinho!
Essas comidinhas são perfeitas para acompanhar um vinho (branco ou tinto) ou uma boa cerveja.

Comentários

Postagens mais visitadas