Ideias charmosas para valorizar as varandas

Espaço para descansar, receber os amigos e apreciar a paisagem, a varanda é desejo de quem mora em casa ou apartamento

A área de serviço desta casa paulistana ficava nos fundos do terreno, onde hoje figura um gostoso banco rústico coberto por almofadas. Quando os moradores decidiram reformar, derrubaram um muro que ali havia e transferiram a lavanderia para outro espaço. Aproveitando o ensejo, incumbiram a paisagista Suzana Ceridono de criar uma varanda, extensão do estar, sob a cobertura projetada para uma festa, que se tornou fixa. “Como o estilo deles é bem despojado, assentamos tijolos de demolição diretamente sobre o contrapiso existente e demarcamos assim a área da varanda, que acaba virando uma pista de dança em dias de festa”, fala Suzana. O muro de aparência rústica (4) que isola a área de serviço é pintado com uma mistura de cal, pó xadrez e corantes que a moradora mesma prepara.

Mesmo sendo uma extensão do estar, a varanda ganhou alguns elementos típicos: o frescor de diferentes folhagens e duas fontes. A paisagista Paula Magaldi ajudou a escolher as plantas, selecionando apenas folhagens, e duradouras, já que as flores geralmente pedem mais manutenção. Entre as escolhidas, há o bambu-mossô e a pata-de-elefante. No piso, mármore travertino navona (Pedras Guarani). Poltronas e banco da Dpot. As fontes têm bicas de ferro, executadas pela Techno Design Serralheria, jorram água para caixas, também de ferro, com fundo falso, onde se escondem bombas d’água. O fechamento com vidros é da Dorma.



Em harmonia com o piso de ladrilho hidráulico, os móveis rústicos e os vasos de plantas marcados pelo tempo reforçam o clima de quintal. O piso é uma miscelânea de ladrilho hidráulico, deques de cumaru e pedriscos (15). O aparador de madeira de demolição, que pode ficar exposto às intempéries, serve de apoio ao orquidário, apoiando alguns vasos (16).

A moradora gosta muito de plantas e queria um jardim bem variado. Para compô-lo, entrou em cena a equipe de paisagistas da Pateo, que designou, além do orquidário, trepadeira sapatinho-dejudia, vasos com viburno e até um limoeiro. As profissionais transformaram o espaço em uma varanda com ares de casa, que inclui um orquidário sombreado por um pergolado de madeira coberto por placas ripadas e chapas de vidro produz um leve sombreado e barra o vento, protegendo as orquídeas. De cumaru, o deque do piso e o pergolado foram executados pela Aroeira. Do Depósito Santa Fé, vieram as poltronas, o banco e o aparador.

O marido trabalha no mercado financeiro e a mulher é estilista. Com uma vida profissional atribulada, o que o casal mais gosta de fazer nos fins de semana é curtir o bebê e os amigos, reunindo todos na varanda da casa, que fica num condomínio na Barra, no Rio de Janeiro. Como os encontros são sempre em torno de pratos que o próprio anfitrião prepara, os proprietários encomendaram à decoradora Fernanda Pessoa de Queiróz a instalação de churrasqueira e cooktop, além de uma área de refeições. “Um gostoso sofá, repleto de almofadas coloridas (20), completa a decoração, que convida a esticar o programa”, conta.

Os moradores deste apartamento paulistano queriam uma varanda que fizesse jus à beleza da paisagem do Parque Burle Marx. Muitas plantas, cantinhos aconchegantes e até uma fonte foram os desejos revelados à arquiteta Tina Ansarah. Ela nivelou o piso da varanda com o da sala de estar, cobrindo o revestimento de mármore com deques e pedriscos e desenhou também um grande banco de madeira de madeira de demolição (2), executado pela Marcenaria Roberto Gonçalves, que apoia o futon de Nelita Turcatto. Sobre ele, manta listrada do Empório Beraldin e almofada roxa da L’Oeil, mesma loja das lanternas marroquinas (1). O deque é da Adorno Madeiras e as plantas da Anni Verdi. Plantas tropicais e uma fonte num vaso de madeira (3) deixam este cantinho mais charmoso. Para que a água circule, há uma bomba de aquário dentro do vaso, que abriga espécies aquáticas.

Comentários

  1. AMO ESPAÇOS COMO ESSES, INCLUSIVE EU TINHA UMA VARANDA ABERTA MUITO GRANDE QUE SÓ ME SERVIA COMO GARAGEM SENDO QUE EU NEM TENHO CARRO, A TRANSFORMEI EM UM ESPAÇO MARAVILHOSO! COMPREI LINDOS VASOS PARA AS MINHAS PLANTAS E SUPORTE PARA PENDURARA AS MINHAS SAMABAIAS, UMA ESTEIRA DE PALHA, ALGUMAS ALMOFADAS E UMA LINDA REDE E UM SINO DOS VENTOS E FICOU MARAVILHOSA!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas