Temperos em Casa



Anime- se e faça sua hortinha em casa. Pra não complicar que tal começar com uma horta de temperos. Faça a sua experiência e depois se anime para plantar algumas verdurinhas. Você nem precisa ter um quintal, apenas boa vontade. As dicas são para plantar seus temperos numa jardineira, então você vai precisar de um vaso tipo jardineira com 20 cm de profundidade na largura que você quiser, cacos de telha, pedras de argila expandida, areia, terra orgânica adubada (você já encontra pronta para comprar) e mudas dos seus temperos preferidos.
  • Faça vários furos no fundo da jardineira para drenar a água das regas e coloque sobre os furos os cacos das telhas.
  • Sobre os cacos de telha coloque as pedras de argila expandida. Pode colocar bastante, um terço da profundidade da jardineira.
  • Sobre as pedrinhas coloque a areia e alise com uma pá para deixar bem uniforme. O sistema de drenagem está pronto.
  • Sobre essa base despeje a terra adubada. Você pode misturar humus de minhoca com a terra, isso a deixará bem mais enriquecida. Agora perca o nojinho, aproveite para descarregar as suas energias e coloque as mãozinhas na terra com cuidado para não desmanchar a base. Afofe bem e amasse todos os torrões. Não coloque terra demais, ainda temos que colocar as mudinhas.
  • Retire as mudas dos vasinhos com cuidado para não destruir os torrões e vá colocando na jardineira, lado a lado, deixando um espaço entre elas. Depois de todas estarem plantadas, complete com uma pouco mais de terra
  • Regue generosamente e aprecie sua pequena plantação crescer.
Não tem segredo. Suas mudinhas precisarão apenas de algumas horas de sol, água e atenção. Quando já estiver craque com os temperinhos arrisque umas mudinhas de alface. Boa sorte e boa colheita.


O Passo a Passo (Vaso)

  • Faça ou escolha vasos que tenham furos;
  • Para a drenagem da água, coloque um pouco de brita dentro do vaso;
  • Misture terra com um pouco de húmus e composto orgânico, encha o vaso com essa mistura até em cima;
  • Coloque areia na por cima;
  • Por fim plante as mudas ou sementes.







Preparação

Local – Na hora de escolher um local para montar a horta esteja atento ao acesso disponível, os recursos como água e luz solar, e ao tipo de solo. Monte a sua horta em direção norte-sul, quando são montadas para o norte as hortaliças aproveitam melhor o sol. É importante também que no local onde for montada a horta, não haja entrada de animais domésticos.
Solo – O solo interage juntamente com a plantação em todas as suas fases, por isso é preciso analisar suas propriedades físicas, químicas e biológicas, como estrutura, textura, nutrientes e organismos que habitam aquele tipo de solo.
Dentro de casa – Se você for montar a horta em lugares pequenos, o mais indicado são os vasos, eles variam de tamanho, e são mais fácil de dar manutenção. Mas fique atento as espécies que podem ser adaptadas a esse local.
Espécies – Cada vegetal possui um tipo diferente de cuidados, e tem um tempo e um ciclo de crescimento próprio. Escolha com cuidado o que pretende plantar, informe-se primeiro antes de comprar as sementes e mudas, para saber se é uma espécie adaptável a horta.



Comentários

Postagens mais visitadas