Exemplos e Dicas para hall, sala de estar, jantar e Home-Office (escritório).
- Evite:
- Objetos demais em ambientes pequenos; Todos os móveis com a mesma altura… Fica monótono.
- Em espaços amplos, alinhar sofás, mesinhas e poltronas junto à parede. A circulação terá que ser no centro da sala e isso vai atrapalhar a conversação. Faça uma área central e coloque estantes e mesas maiores fora desta área, fazendo um corredor de circulação externo á esta área.
- Pressa para comprar os tecidos: Após definir os estofados e modelos de cortinas, escolhas os padrões e cores de todos de uma só vez, de acordo com uma paleta de cores, de forma que todas elas se harmonizem.
- Não compre os tapetes antes de ter definido os sofás, poltronas, etc.; Só decida a iluminação quando todo o layout estiver definido.
 Para decorar SALA PEQUENA é preciso priorizar o básico (sofá, apoios laterais, estante, mesa e cadeiras de jantar). A melhor distribuição é a que permite uma visão aberta do ambiente ; Móveis sob medida permite aproveitar melhor os espaços; Vidro, metal e transparências fazem a decoração ficar leve; Pequenos tapetes fracionam o espaço. Um único piso em toda sala, dá sensação de amplitude; Abuse dos móveis multiuso e portas de correr. Use mas não abuse dos espelhos. Prefira móveis de linhas retas, mesas com tampo de vidro, aparadores estreitos, madeira clara e estofados de tecidos lisos em tons neutros.
 
a) Hall - A entrada da casa, (ou o hall, se houver – e deve haver – mesmo com o uso de divisórias e por menor que seja) a visão que a pessoa tem ao entrar em uma casa é o primeiro contato com a casa, a primeira impressão que se tem dela e onde acontece a recepção do visitante. Portanto, deve ser clara,bonita, dar "boas vindas" e mostrar algo da "personalidade" da casa, sendo harmônico com ela em estilo, cores,etc. Não devem haver móveis "de costas" para a porta de entrada. Não deve permitir visão de ambientes mais íntimos. É bom haver um lugar para guarda de objetos, como, por exemplo, guarda-chuvas e um espelho é interessante, para a pessoa dar a última "checada" antes de entrar ou ir embora. Deve-se dar atenção ao piso e a parede. Se for possível, plantas, cadeiras, pequeno armário embutido. Tenho muitas idéias no blog. Dê uma olhada.
b) Sala de Estar - Distância entre mesas de centro e assentos – Não deve ser menor que 50/60 cm e nem maior que 70/80 cm. As mesas de centro devem ter uma altura entre 40 e 50 cm. Mesas de canto podem ser diferentes mas devem ter algum elemento comum com outros itens do ambiente. Assentos mais baixos podem ser mais relaxantes, mas difíceis de usar por pessoas idosas. Para elas , braços altos e firmes são mais confortáveis e seguros. Puffs, pequenas poltronas, móveis com dupla função (mesa e assento; revisteiro e assento; mesa extensível) são ótimos para flexibilizar os espaços. O tamanho da tela da TV deve ser compatível com o tamanho do ambiente onde ela está. E a distância da tv ao assento, segundo alguns especialistas, deve ser encontrado multiplicando 7,62 pelo tamanho da tela em polegadas. (EX.: 32 polegadas -> 2,40 metros). TV oposta à janela não é bom, pois a luz da janela atrapalha a visualização. Deve-se pensar no uso do ambiente quando se está vendo a TV e tbém quando se está conversando. Ele deve ser funcional para as 2 atividades. Havendo som, é interessante observar a acústica, uma boa colocação das caixas de som no ambiente e o uso de materiais diferenciados pode ser analisada com um especialista.
Tecidos duráveis e fáceis de limpar : Camurça sintética, couro, jacquards, cheniles, lonas.
c)Sala de Jantar - Mesas redondas dão maior intimidade, mas pedem espaços mais amplos. Mesas retangulares são mais práticas. Aparadores (para auxílio à mesa de jantar) devem ter no mínimo 50 cm de profundidade. Buffets para louças, até 60 cm. Entre ele e a mesa, no mínimo 120 cm, para não atrapalhar quem estiver sentado. Cadeiras de mesa de jantar, tem, no mínimo 45×45 com altura de 45cm. Mesas circulares devem ter, no mínimo, de diâmetro: 60 cm para 2 pessoas; 90 para 4; 110 para 5; 120 para 6 e 140 para 8 pessoas. A altura das mesas deve estar entre 70 e 75 cm. Distância entre tampo e assento: 30 cm. Distância entre lâmpada sobre a mesa e o tampo deve ser de 70 a 90 cm, dependendo do tipo de pendente. O espaço para cada pessoa em uma mesa quadrada ou retangular, deve ser de uns 60 cm de largura com 30 a 40 de profundidade. Para 4 pessoas em mesa retangular 110 x 80 seria o mínimo ideal.

 
d) Escritórios / Ambiente para computador(home-office) - Algumas vezes a sala tbém possui uma área com esta função. Neste caso ele deve ser, de alguma forma, mais íntimo que o restante. O ideal é um ambiente separado, perto da entrada da casa e que proporcione certa independência do restante da casa, principalmente se recebemos visitas para tratar de negócios em casa. Alguns móveis/equipamentos: cadeira, mesa, poltrona para leitura com iluminação específica, estantes (muitas!),computador e, se necessário para a função de quarto de hóspedes no mesmo ambiente, um pequeno sofá cama (neste caso, deve haver uma forte separação entre a sala de estar e este ambiente).
Às vezes este ambiente também tem a área de TV e som. Na escolha o lugar do computador evite cantos onde bata a luz. Sobre a bancada do computador coloque o monitor e deixe uma área para livros e cadernos. O teclado fica melhor em uma plataforma retrátil sob a bancada. Não esqueça da ergonomia! Apoio para punho e antebraço é muito importante. Não esqueça tbém de uma boa iluminação (do lado esquerdo para os destros). Evite luz vindo de trás ou de frente para o usuário do computador.
Algumas Medidas para escritório: Altura do tampo da bancada: Entre 65 e75 cm; Largura mínima: 60 cm. Siga a regra de ao digitar o braço ficar dobrado á 90 graus e os punhos sempre amparados. Cadeira com braços e rodas, encosto regulável, assento com 40cm de profundidade e mínimo de 42 de altura. Os pés tem que tocar o chão. Os joelhos também à 90 graus. Atrás da cadeira, deixe uns 70 cm livres.
e) A área de circulação deve ser pensada para ser clara e livre de impedimentos. É importante considerar o posicionamento das portas e permitir boa circulação entre elas.
f) Cores tendendo ao laranja e amarelo (sem exageros para não cansar) criam um ambiente luminoso e alegre; Azuis e verdes (pastéis) são relaxantes. Branco e cores quentes (vermelho, laranja, amarelo) "aumentam" o tamanho de um elemento, já preto e cores frias "diminuem". É melhor usar estampas ou detalhes "da moda" em acessórios e almofadas, pois podem ser trocados facilmente.
g) Não esqueça de iluminação diferenciada para cada atividade nas salas: para ver TV a iluminação deve ser mais fraca e indireta; para ler, deve haver iluminação direcionada e mais forte. Use a iluminação para enfatizar ou para esconder o que desejar.

Comentários

Postagens mais visitadas